Luciana Sotero

Luciana Sotero Lopes¡Soy una entusiasta por naturaleza! Me gusta sobre todo de relacionarme con los demás, de vivir, de hacer cosas y de comer. Tengo dificultad en decir “no” y eso a veces me trae desafíos en la gestión de mi vida, del tiempo y también de las relaciones. ¡Soy hija única, soy mujer de Pedro y soy madre de Francisca, que tiene casi 3 años! ¡Fue ella la que me sacó esta mañana la fotografía que aquí os dejo!

Sou uma entusiasta por natureza! Gosto sobretudo de me relacionar com os outros, de viver, de fazer coisas e de comer! Tenho dificuldade em dizer “não” e isso, por vezes, traz-me desafios na gestão da minha vida, do tempo e também das relações. Sou filha única, sou mulher do Pedro e sou mãe da Francisca, que tem quase 3 anos! Foi ela que me tirou hoje de manhã a fotografia que aqui vos deixo!

Trajetória Profissional

Formação Académica e Profissional

Sou licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), obtive a minha especialização em terapia familiar e intervenção sistémica na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF) e sou doutorada em Psicologia Clínica (área de especialização em Psicologia da Família e Intervenção Familiar) pelas Universidades de Coimbra e de Lisboa. Na minha investigação de doutoramento tive o privilégio de poder contar com a orientação da Professora Doutora Ana Paula Relvas (FPCEU) e do Professor Doutor Valentín Escudero (Universidade de la Coruña), e debrucei-me sobre o estudo da terapia familiar com clientes involuntários, particularmente no processo de co-construção da aliança terapêutica e nos resultados terapêuticos.

Experiência Profissional

Após alguns anos de trabalho na comunidade, em diversos projetos de intervenção social e comunitária, e no sistema de promoção e proteção de crianças e jovens, iniciei em 2011 uma carreira académica na FPCEUC, onde sou Professora Auxiliar Convidada, na área da psicoterapia sistémica e familiar. Sou também formadora em vários cursos de formação pós-graduada (e.g., Curso On-line de Especialista em Intervenção Sistémica, promovido pela Escola Vasco Navarra de Terapia Familiar e pelo Hospital de Santa Cruz de San Pau). Para além das atividades docente e científica, exerço a minha prática clínica no Centro de Prestação de Serviços à Comunidade da FPCEUC e no Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC). Desde 2016 sou também investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC).

Publicações mais relevantes

  • Sotero, L., & Relvas, A. P. (2017). Clientes (In)Voluntários: Quem são? Quais os desafios? Como intervir?. In M. F. Xarepe, I. Freitas e M. R. Morgado (Coord.) O Risco e o Perigo na Criança e na Família (pp. 225-243). Lisboa: Pactor – Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação.
  • Sotero, L., Cunha, D., Silva, J., Escudero, V., & Relvas, A. P. (2016). Building Alliances with (In)Voluntary Clients: A study focused on therapists’ observable behaviors. Family Process. Advance online publication. doi: 10.1111/famp.12265
  • Sotero, L., Major, S.; Escudero, V., & Relvas, A. P. (2016). The therapeutic alliance with involuntary clients: How does it work? Journal of Family Therapy, 38, 36-58. doi: 10.1111/1467-6427.12046
  • Relvas, A. P., & Sotero, L. (2014). Familias Obligadas, Terapeutas Forzosos. La Alianza Terapéutica en Contextos Coercitivos. Madrid: Ediciones Morata.